fbpx

Principais fatores que podem gerar dificuldades de aprendizagem na infância

Livros e alfabetização: incentivar a leitura na infância Alfabeto
Livros e alfabetização: incentivar a leitura na infância
agosto 17, 2022
5 dicas para estimular a alimentação saudável das crianças
5 dicas para estimular a alimentação saudável das crianças
outubro 16, 2022

Hoje preparamos um post especial para os pais e mães que possuem filhos iniciando na educação infantil. Levantamos 6 fatores que podem gerar dificuldades de aprendizagem na infância para que, tanto a família quanto a escola, sempre estejam atentos e busquem em conjunto uma orientação especializada quando se deparar com algum deles. O amparo de um especialista é fundamental pois irá direcionar a melhor forma de auxiliar a criança que apresenta sinais de dificuldades de aprendizagens.

TDAH

TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e tem sido cada vez mais diagnosticado entre as crianças.

Esse transtorno pode causar, entre outras coisas, comportamento agressivo, ansiedade, agitação, problemas de concentração e, consequentemente, dificuldades de aprendizagem.

O TDAH deverá ser diagnosticado por profissionais especializados como neurologistas e neuropsicopedagogos e existem tratamentos muito eficientes que podem apresentar uma melhora significativa.

Dislexia e Discalculia

A dislexia é um distúrbio genético que causa dificuldades, principalmente, na leitura e escrita. Além disso, os sintomas podem incluir falta de atenção e dificuldade em memorizar palavras e regras gramaticais. Algo muito comum entre as crianças e adultos que possuem dislexia é trocar sílabas de palavras.

Já a Discalculia, como o próprio nome diz, afeta, sobretudo, a realização de operações e cálculos matemáticos. Além disso, também ocorre a dificuldade em ler os símbolos matemáticos.

Esses distúrbios merecem acompanhamento de um psicopedagógico específico que irá amparar a criança em suas dificuldades.

Bullying

O Bullying causa a exclusão social e pode atrapalhar muito o processo de aprendizagem na infância. Como a participação das crianças nas aulas, nas atividades e no círculo social são parte importante desse processo, a criança que sofre bullying é prejudicada pois acaba sendo excluída ou ela mesmo se exclui gerando perdas importantes. Estar atento à existência de bullying no espaço escolar é tarefa da escola, mas também da família que poderá observar comportamentos específicos em seus filhos, como apatia, tristeza, baixa-estima, alterações do sono, resistência em ir para a escola ou em participar das atividades escolares, comportamento passivo ou agressivo, entre outros. Ao se deparar com o bullying é necessária a comunicação e ações efetivas da escola e da família para sanar o problema.

Conflitos familiares

A família é um pilar fundamental quando se trata de ensino. Quando se tem a participação dos pais na vida escolar da criança, é comum que ela se sinta motivada a continuar aprendendo cada vez mais.Mas quando essa participação não existe, isso pode gerar um afastamento da criança com a escola.

Os conflitos familiares também afetam emocionalmente os pequenos estudantes, causando ansiedade e estresse. Mais uma vez a parceria entre a escola e a família é a chave principal para diminuir os efeitos causados por vivências conflituosas no ambiente escolar.

Conflitos emocionais

As emoções influenciam em todos os aspectos da nossa vida, incluindo a educação. Quando as crianças possuem algum problema emocional, como ansiedade ou depressão é comum que apresentem dificuldades de aprendizado.

Estes problemas de origem emocional podem ter origens diversas ou estarem ligados a outros aspectos que mencionamos neste texto. Os problemas familiares e a exclusão social, por exemplo, geram emoções que podem afetar a criança na escola. Nesses casos, é necessário buscar a avaliação e o acompanhamento psicológico o quanto antes para iniciar o tratamento adequado.

Gostou deste conteúdo? Então nos acompanhe nas redes sociais, estamos sempre postando conteúdos relevantes!