fbpx

Tem uma idade ideal para a criança ingressar na educação infantil?

Grafismo infantil: rabiscos, desenhos e o desenvolvimento da criança
julho 16, 2021
A importância das letras cursivas na alfabetização
setembro 16, 2021

Seu filho(a) está crescendo e você deseja saber qual a idade para ingressar na educação infantil? Nós sabemos que esse é um momento de dúvidas, por isso, decidimos esclarecer essa questão e te ajudar a decidir qual é o momento certo de colocar seu pequeno(a) na escola!

Continue no texto para saber mais!

Por que a educação infantil é fundamental?

A primeira etapa da educação básica é a educação infantil. Sendo assim, é o primeiro contato da criança com o ambiente escolar. Pedagogos e outros profissionais da educação destacam, portanto, que é uma fase muito importante para o desenvolvimento infantil.

Por isso, essa educação precisa trabalhar com o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Assim como define a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Dessa forma, uma das características dessa etapa educativa é facilitar o ingresso dos pequenos na comunidade. 

Qual é a idade para a criança ingressar na educação infantil?

Em nosso país, atende as crianças entre zero e cinco anos. No entanto, ela é obrigatória a partir dos quatro anos da criança. Sendo assim, os pais ou responsáveis que não tiverem matriculado a criança após essa idade, podem sofrer consequências.

Isso porque é considerado abandono intelectual da criança.

Segundo o artigo 246 do Decreto Lei nº 2.848/40: “ Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.”

Mas, há idade ideal para esse ingresso?

Não há uma idade correta para matricular seu pequeno(a). Isso varia entre cada criança, família e realidade em que elas estão inseridas. 

Por exemplo, há muitas crianças que iniciam ainda na creche. Há outras, ao contrário, que iniciam na pré-escola. 

O que as crianças aprendem?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define algumas habilidades a serem ensinadas.

Essas habilidades variam de acordo com o ano escolar em que a criança está inserida. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. 

Por isso, a educação infantil utiliza uma aprendizagem lúdica. Brincadeiras, jogos e atividades são formas de transmitir o ensino.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça a educação infantil do Alfabeto, entre em contato com a nossa equipe!

Matrículas Abertas