Seu filho(a) está crescendo e você deseja saber qual a idade para ingressar na educação infantil? Nós sabemos que esse é um momento de dúvidas, por isso, decidimos esclarecer essa questão e te ajudar a decidir qual é o momento certo de colocar seu pequeno(a) na escola!
Continue no texto para saber mais!
Por que a educação infantil é fundamental?
A primeira etapa da educação básica é a educação infantil. Sendo assim, é o primeiro contato da criança com o ambiente escolar. Pedagogos e outros profissionais da educação destacam, portanto, que é uma fase muito importante para o desenvolvimento infantil.
Por isso, essa educação precisa trabalhar com o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Assim como define a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Dessa forma, uma das características dessa etapa educativa é facilitar o ingresso dos pequenos na comunidade.
Qual é a idade para a criança ingressar na educação infantil?
Em nosso país, atende as crianças entre zero e cinco anos. No entanto, ela é obrigatória a partir dos quatro anos da criança. Sendo assim, os pais ou responsáveis que não tiverem matriculado a criança após essa idade, podem sofrer consequências.
Isso porque é considerado abandono intelectual da criança.
Segundo o artigo 246 do Decreto Lei nº 2.848/40: “ Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.”
Mas, há idade ideal para esse ingresso?
Não há uma idade correta para matricular seu pequeno(a). Isso varia entre cada criança, família e realidade em que elas estão inseridas.
Por exemplo, há muitas crianças que iniciam ainda na creche. Há outras, ao contrário, que iniciam na pré-escola.
O que as crianças aprendem?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define algumas habilidades a serem ensinadas.
Essas habilidades variam de acordo com o ano escolar em que a criança está inserida. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Por isso, a educação infantil utiliza uma aprendizagem lúdica. Brincadeiras, jogos e atividades são formas de transmitir o ensino.
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