fbpx

Toda criança é única e inteligente: conheça os 8 tipos diferentes de inteligência!

Atividades lúdicas devem ser incentivadas na escola?
outubro 4, 2019
A importância do ensino bilíngue para as crianças
dezembro 13, 2019

Você sabia que um dos principais fatores que nos diferencia é a nossa inteligência? Isso porque, com a ajuda da ciência, descobrimos que toda criança é inteligente, porém cada uma à sua maneira!

É isso mesmo! São vários os tipos de inteligência. E, infelizmente, acaba acontecendo de muitos adultos valorizarem apenas a inteligência lógica e a boa memória dos nossos pequenos, embora haja muitos outros aspectos importantes a serem considerados!

Precisamos desmistificar esse assunto. Por isso, o Centro Educacional Alfabeto resolveu explicar cada uma das inteligências. Nós valorizamos a mente única de cada uma das nossas crianças e queremos você como um aliado também! Vamos começar?

1. Inteligência Corporal / Cinestésica

Essa inteligência tem tudo a ver com aquelas crianças que parecem ter uma predisposição maior a se movimentar e coordenar bem o seu corpo. Meninos e meninas que são inteligentes dessa forma são mais precisos em seus gestos e aprendem facilmente a controlar seus movimentos. Quando adultos, podem ser desde bons atletas, artistas, atores e dançarinos até chefs de cozinha e cirurgiões.

2. Inteligência Espacial

Seu filho ou sua filha tem uma boa noção do espaço à sua volta e consegue manipular bem as diferentes cores e formas? Pois ela pode ter uma forte inteligência espacial! Crianças com esse tipo de inteligência tendem a ser habilidosos arquitetos e engenheiros, além de ótimos designers, ilustradores e pintores.

3. Inteligência Interpessoal

Definida também como a inteligência oposta à Intrapessoal (item 4), a inteligência interpessoal define aquelas crianças que são ao mesmo tempo comunicativas e bastante sensitivas. Quem é inteligente nesse domínio é mais empático e tem grande facilidade para entender o outro e resolver conflitos. Bons políticos, terapeutas, gestores e líderes precisam ter essa inteligência desenvolvida.

4. Inteligência Intrapessoal

Definida também como a inteligência oposta à Interpessoal (item 3), a inteligência intrapessoal define aquelas crianças que têm facilidade de reconhecer defeitos e qualidades em si mesmas. São pessoas mais reflexivas, que procuram saber o que estão sentindo, o que desejam, como atingir seus objetivos, etc. Futuramente, essas crianças podem ser bons filósofos, pesquisadores, escritores, psicólogos ou mesmo de qualquer área que requeira grandes planejamentos.

5. Inteligência Linguística

É a inteligência ligada ao uso da palavra. Se a criança já tem facilidade para desenvolver um assunto através da fala ou da escrita, é importante continuar treinando o intelecto dela para isso! Quando adultos, podem ser desde jornalistas, editores, diplomatas, advogados até educadores, escritores e tradutores.

6. Inteligência Lógico-matemática

Como o próprio nome já diz, essa inteligência está ligada à capacidade de resolver problemas lógicos e dedutivos. Crianças que estão sempre procurando soluções para questões abstratas e que gostem de problemas estratégicos possuem predisposição a serem inteligentes nesse aspecto. Mais tarde elas podem se tornar profissionais das ciências exatas, lidando com a matemática, a computação, com engenharias e até com áreas da saúde.

7. Inteligência Musical

Com uma grande habilidade para aprender ritmos, sons e tons, além de gostar de cantar e cantarolar, crianças inteligentes musicalmente têm facilidade para apreciar e se expressar através da música. Com essas habilidades desenvolvidas, cria-se adultos críticos, que podem se tornar músicos, compositores, cantores, engenheiros de som e professores.

8. Inteligência Naturalista

É a curiosidade e a facilidade em diferenciar qualquer componente do meio ambiente e perceber os variados fenômenos da natureza. São crianças aventureiras, que aliadas à coragem, gostam de conhecer, experimentar e identificar coisas novas. Quando adultos, podem ser desde biólogos, geólogos e agrônomos até médicos e veterinários.

[pb_divider line_style=”dotted”][/pb_divider]

Viu como é vasto o universo da inteligência das crianças? Vale lembrar que, já na infância, todo mundo demonstra ter não só um tipo de inteligência mas várias delas combinadas. Cabe a nós identificá-las e desenvolvê-las!

O Centro Educacional Alfabeto enxerga que é preciso olhar de uma forma única para cada uma das crianças. Queremos estimular e valorizar a inteligência dos nossos pequeninos para fazer deles pessoas talentosas e autoconfiantes! Você vem com a gente?

 

[pb_button src=”https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5531995677743″ size=”medium”]CONVERSA RÁPIDA POR WHATSAPP[/pb_button]

Matrículas Abertas