Você conhece o seu filho? Quais os tipos de inteligência ele apresenta?

Para responder essas perguntas, precisamos olhar além do desenvolvimento escolar do seu filho. Antigamente, uma criança era inteligente se dominasse as matérias da escola, caso o contrário, era apenas mediana ou ruim. Parecia muito injusta essa classificação, você não acha?

Com o passar dos anos, a psicologia e o estudo do desenvolvimento humano pesquisou, analisou e constatou que existem muito mais que apenas um tipo de inteligência. Com isso, de uma certa forma, deu um novo significado às preferências e habilidades das crianças, pois, muitas vezes frustrava pais e filhos que não se encaixavam no modelo ideal de avaliação.

De acordo com a Teoria de inteligência Múltiplas de Haward Gardner,  existem até nove tipos de inteligência. Vamos agora explicar para você cada uma delas.

Inteligência Lógico-matemática

O estímulo desta inteligência e habilidade começa bem cedo, logo nos primeiros anos de vida e evoluindo conforme o crescimento da criança.

Os pais devem sempre estimular a criança com essa habilidade a encontrar soluções para um problema ou criar algo novo.

A ideia é brincar com montagem de blocos numa sequência lógica para crianças menores ou o levantamento de hipóteses e cálculos de complexidade diversas para crianças maiores.

Um bom exemplo, são as brincadeiras com jogos em que apresentam situações de diversas maneiras para as crianças e elas precisam propor resoluções em que todos os jogadores ganham ou perdem.

Inteligência Espacial

Essa inteligência está associada ao raciocínio a partir de um posicionamento e estrutura.

Essa inteligência é encontrada em carreiras como engenharia, arquitetura, artes plástica e piloto de avião.

Os pais, ao identificar essa inteligência em seu pequenino, precisa estimular com brincadeiras como quebra-cabeças, criação de maquetes e materiais de construção, além de mostrar diferentes ambientes físicos e virtuais.

Inteligência Musical

Para essa inteligência, a criança aponta habilidades de apreciar, estudar, compor e tocar músicas.

Para os pais que gostariam de desenvolver e estimular seu filho que apresenta essa inteligência ir ao teatro e musicais é uma boa opção.

Para crianças até 5 anos aulas de musicalização é o mais apropriado. Para crianças maiores, se tornou obrigatório na grade curricular das escolas tradicionais. Mas os pais podem providenciar atividades extras para um melhor desenvolvimento individual.

Inteligência Linguística

Por ser explorada de forma mais intensa pelas escolas, essa inteligência está associada ao aprendizado da fala, leitura e aprendizado de outras línguas.

Essa habilidade é encontrada em profissionais como escritores, tradutores, jornalistas, juristas, poetas e diplomatas.

Para estimular essas crianças, o estudo precisa está em constante mudança porque elas se cansam facilmente da forma de ensino tradicional e podem ser mal interpretadas.

Com as inovações e as tecnologias, outras formas de linguagem estão sendo criadas, é importante apresentar ao seu filho essas novidades para que façam parte desta evolução.

Inteligência Intrapessoal

O reconhecimento de seus potenciais e limitações, dos seus sonhos e desejos é o ponto central dessa inteligência.

Essa habilidade é muito importante para todas as áreas profissionais e pessoais de uma criança ou adulto, pois planejar seus objetivos é sempre uma prioridade.

Por exemplo, aquela criança que quer comprar um brinquedo e entende que precisa guardar suas economias para conquistar seus objetivos.

Mas preste atenção, estimular a inteligência intrapessoal é de extrema importância para o aspecto psicológico do seu filho.

Ela precisa se sentir confiante à suas habilidades e também ser capaz de compreender seus sentimentos frente a um problema.

Muita conversa e tempo de qualidade com seu filhote pode ajudar sua inteligência intrapessoal.

Inteligência Interpessoal

Com aspectos contrários do inteligência intrapessoal, a inteligência interpessoal tem o domínio da comunicação e das relações com os outros colegas.

A criança que possui essa habilidade mais desenvolvida têm mais empatia com outras pessoas e também demonstram ser mais simpática, sabe entender as dificuldades dos outros e é muito solidário.

A liderança é o seu ponto forte e é encontrado em profissões como política, gestão, psicologia e terapias em geral.  Seu filho tem essa característica?

Então você pode estimular sua criança com tarefas em grupo, apresentação de trabalho escolar e também brincadeiras de apresentação para a família para desenvolver sua oratória.

Inteligência Corporal

Crianças que possuem essa inteligência tem um enorme controle dos movimentos corporais.

Encontramos profissionais como atletas, bailarinos, chefs de cozinhas e cirurgiões que precisam trabalhar com firmeza e movimento preciso das mãos.

Na grade curricular das escolas tradicionais é obrigatório trabalhar com atividades que estimulam movimentos do corpo. Você pode complementar esse estímulo com  atividades extracurriculares como futebol, judô e ballet.

Ah, cuidado com a alimentação, pois tem um impacto direto sobre o desempenho do corpo.

Inteligência Naturalista

Essa inteligência a criança apresenta solução para um problema e domínio do conhecimento sobre a natureza.

Essa habilidade é encontrada em profissionais como geógrafos e agrônomo.

Fazer brincadeiras ao ar livre com seu pequeno é um bom estímulo para desenvolver suas habilidades.

Inteligência Existencial

A criança que tenha essa habilidade questiona o seu real propósito. Profissionais que têm esse tipo de inteligência são filósofos e professores.

Se seu filho tem essa inteligência, fazer brincadeiras com jogos que provocam reflexões podem estimular seu desenvolvimento.

 

Como pode ter visto, todas elas podem se completar, e todas possuem uma aplicabilidade e uma forma de estimular.

O ideal é proporcionar ao filho todas as possibilidades de estímulos que o façam questionar os padrões e respostas atuais.

Então, esse texto começou com uma pergunta e aí, já sabe qual a resposta? Quer uma dica? Dê uma olhada para seu filho e veja qual resposta que ele dará.

 

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest