Esse ano o tema da nossa Expô Alfabeto foi: “Um amor de família”. E porque escolhemos esse tema?
Algumas crianças não cresceram em uma família com pai e mãe presentes. Há aquelas que foram criadas apenas por um dos pais, pelos avós ou pelos tios. E é importante que elas se sintam amadas e representadas independente do tipo de família que estão inseridas. Por isso resolvemos fazer uma reflexão sobre a importância da família e seu papel diante de cada etapa da vida.
Quando nascemos, a nossa mente é uma folha em branco a ser preenchida ao longo da vida, é o que dizia o filósofo John Locke. Por isso, a família é a maior referência de valores que serão levados por toda a vida.
Formar o caráter de uma criança é uma responsabilidade muito grande e a melhor forma de fazer isso é com palavras e explicações do certo e errado combinado à ações que comprovem o que está sendo dito.
Vamos ver alguns alguns dos principais valores que devem ser passados pela família e como isso pode ser feito da forma mais natural possível.
1. Honestidade
Este é um dos principais valores éticos que devem ser passados às crianças. Ele deve ser ensinado com paciência e, claro, bons exemplos. Sempre diga a verdade e seja sincero com o seu pequeno. Por exemplo, se a criança levar algum objeto da escola ou do coleguinha para casa, sem autorização, explique que é errado e vá com ele devolver e se desculpar.
2. Responsabilidade
É desde cedo que se aprende a ter responsabilidade. Ensine seu filho a cumprir suas obrigações por menor que elas sejam. Respeitar acordos e combinados desde cedo fará com ele se torne um adulto comprometido. Não deixe que a responsabilidade e maturidade sejam confundidas com chatice ou caretice.
3. Humildade
Mostrar a criança que ninguém é melhor que ninguém, que ela precisa sempre tratar bem e respeitar o próximo. É importante saber reconhecer o valor do outro e conhecer as suas próprias limitações e fraquezas.
4. Cortesia
Como falamos no item anterior, trate todos com educação. Diga sempre “por favor”, “obrigado”, peça licença e sorria. Ensine que com gentileza e cortesia o convívio com o outro fica mais agradável.
5. Solidariedade
Ensine a compartilhar, dividir o que tem com os outros. Mostre que ao fazer uma doação o velho vira novo, que o que pode não te servir mais pode ser muito útil para outras pessoas. Ser generoso não custa nada e ainda faz bem ao coração.
6. Tolerância às diferenças
Ser diferente é algo normal, as diferenças existem e precisam ser respeitadas. Seja de cor de pele, altura, religião, time de futebol, peso ou qualquer outra. Celebre a diversidade e ensine a criança a reconhecer a beleza existente nela.
Não seja preconceituoso em seu dia a dia, que a criança seguirá o exemplo
7. Limites
Esta é uma ação bem difícil de ser colocada em prática, mas tente passar a máxima “o meu direito termina onde começa o do outro” ao seu filho. Compreender a existência de limites faz parte de uma educação saudável e evita frustrações futuras.
8. Perseverança
Às vezes as coisas não dão certo na primeira tentativa e isso é completamente normal. Ensine ao seu filho que ele precisa ter força de vontade e não deve desistir nos primeiros obstáculos. Acredite em sua ideia e vá atrás dela.
Elogie os esforços dos seus filhos, por menores que sejam. Assim eles terão mais força e disposição para realizar as suas atividades. Não dê tudo que eles querem no momento que eles querem, incentive a conquista, proponha tarefas para conseguir o que deseja.
Na Alfabeto reforçamos todos esses valores em atividades do dia-a-dia, mas é preciso que as crianças já venham de casa com uma base, assim podemos executar melhor o nosso papel como educadores. O apoio e ajuda da família é fundamental para que se consiga ensinar e formar uma criança consciente. Por isso incentivamos tanto a presença da família na escola.
Caso queira dar alguma sugestão, fazer uma crítica ou elogio, entre em contato com a gente ou venha na escola. É sempre um prazer recebê-los aqui.