fbpx

Maternal: conheça os benefícios e se essa é a idade certa para inserir o seu pequeno(a) na escola!

Tipos de aprendizagem Alfabeto
Tipos de aprendizagem: identifique o perfil do seu pequeno(a)
março 9, 2022
A importância da literatura infantil na educação
A importância da literatura infantil na educação
maio 13, 2022

O que é maternal?

A Educação Infantil é dividida em duas etapas, o maternal e a pré-escola. O maternal pode ser dividido em 1, 2 e 3 sendo direcionado para as crianças de a 1 a 3 anos e a pré-escola, para as crianças dos 4 a 5 anos de idade. 

No CE Alfabeto, oferecemos também o Berçário para estimularmos o bebê no seu primeiro ano de vida e iniciamos o maternal 1 quando ele já consegue andar sozinho com firmeza, progredindo nas etapas seguintes com estímulos de acordo com a idade e a fase de desenvolvimento. 

Nesse primeiro contato com a escola e a socialização, priorizamos um ambiente seguro e acolhedor, com atividades lúdicas que despertam o interesse e o prazer em aprender. Além disso, geralmente, atendemos as crianças em tempo integral, por isso planejamos uma rotina que também envolvem os cuidados com a higiene e a alimentação, o que é ótimo para pais que trabalham.

A diferença entre maternal e creche

Apesar de ambas serem em período integral e para crianças da mesma faixa etária, no maternal há a particularidade de que desde cedo já incentivamos o processo de aprendizagem, com aulas e atividades para estimular a criança.

O que é trabalhado no maternal?

Esse aprendizado é básico e visa o estímulo da criança para o que vem depois do maternal, a pré-escola. Sendo assim, é trabalhado a oralidade, a memorização, a coordenação motora, a identificação das formas, texturas, as quantidades e até mesmo a higiene corporal e bucal.

Quais os benefícios do Maternal? 

Os primeiros anos da criança são fundamentais para o bom desenvolvimento do aprendizado. O maternal proporciona experiências que auxiliam as crianças a chegarem na pré-escola e nos primeiros anos pós educação infantil absorvendo ainda melhor o ensino. Esse é o objetivo principal!

Listamos também alguns outros objetivos, que são desenvolver:

  • linguagem e fala;
  • autonomia e criatividade;
  • socialização;
  • noções sobre o próprio corpo e sobre o espaço do outro;
  • noções de compartilhamento;
  • emoções, sentimentos e descobertas;
  • coordenação motora;
  • concentração.

A criança está crescendo e já está na hora de incentivar a sua socialização? Então é hora de colocá-la no maternal!

No Centro Educacional Alfabeto vamos atender todas as necessidades para o desenvolvimento integral das crianças.

Se você tem um pequeno para iniciar no maternal, as matrículas estão abertas. Entre em contato com a nossa equipe e venha fazer parte da nossa grande família!

Matrículas Abertas