Educação financeira infantil: as primeiras lições na infância

Os pequenos pedem para os pais um brinquedo diferente a todo momento e descartam o antigo sempre que podem. Não na infância, o melhor momento para os pais ensinarem aos pequeninos o valor do dinheiro e a melhor forma de fazer uso dele?

Assim quando eles chegaram à vida adulta, saberão administrar bem suas finanças e conquistar uma boa qualidade de vida.

Uma dica é começar explicando sobre o que é o dinheiro. Afinal, com os cartões de créditos e de débito, se torna ainda mais complicado para nossos pequenos entenderem como é feita essa transação.

O perigo é que a meninada não pode encarar o dinheiro como uma “mágica” que realiza todos os seus sonhos; mas ao invés disso, a criança precisa entender que as moedas, as notas e os cartões estão ligados ao consumo.

Para crianças pequenas:

Para a criançada, é complicado entender o significado do dinheiro, por isso, sugerimos usar um pote transparente para guardar as moedas. Assim, elas vão poder enxergar o dinheiro como algo real e palpável, que deve ser economizado e guardado.

Com isso, você já pode aproveitar a oportunidade para ensinar ao seu filho a exercitar a paciência, ensinando que é preciso esperar um tempo para juntar uma grana para comprar ou investir naquilo que queremos.

Para crianças com mais de 4 anos:

Já para crianças com mais de quatro anos, o bom mesmo, é ela ganhar uma carteira para guardar notas e moedas. Quando seu filho estiver com uma quantia suficiente para comprar algo simples, é importante ir com ele até uma loja para ensiná-lo no momento da compra.

Uma outra dica é, você não pode ter receio de dizer “não”.

Quando as crianças pedirem para comprar algo e isso não for possível, os pais devem conversar e explicar a diferença entre querer e precisar comprar.

Com o passar dos anos, a criança vai entendendo as lições tão valiosas sobre querer e precisar e consequentemente, o consumo passará a ser algo equilibrado com o controle emocional recebido na infância.

Dê o exemplo:

A educação financeira infantil é de extrema importância e a melhor forma de ensinar é dando o exemplo e demonstrando, na prática, o controle de orçamento.

Os pequenos têm a memória como de uma esponja e absorvem todo aprendizado de forma espontânea, observam a todo momento seus pais e as pessoas que estão à sua volta. Exemplos positivos de como gastar o dinheiro irão influenciar seus filho para toda a vida!

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest