O ensino da matemática na visão interacionista parte do ponto de vista do aluno
Se você teve dificuldades com o aprendizado da matemática no passado, é provável que acabe, mesmo sem querer, passando para seu filho uma visão negativa da disciplina. É preciso cuidado para que frases como “matemática é difícil, precisa estudar muito” não influenciem negativamente. Ter medo ou resistência pode prejudicar o aprendizado da disciplina.
É importante interagir com a matemática, assim como com qualquer outra disciplina, de maneira amigável e prazerosa a fim de facilitar a compreensão. O ensino da matemática na visão interacionista deve ser iniciado sempre com uma discussão sobre a matéria, levando em conta a visão do aluno, a interação com colegas, professores e o conteúdo apresentado, deixando que a curiosidade do estudante seja sua própria ferramenta.
Ele precisa entender o problema para então elaborar suas ideias, desenvolvendo estratégias, levantando hipóteses e tomando decisões. A discussão dos conteúdos colocada de maneira prática estimula o aluno a vivenciar o que está sendo estudado, permitindo uma compreensão mais ampla dos conceitos e sua aplicação. Os conteúdos que os alunos precisam aprender devem fazer sentido. É preciso atribuir a eles um significado prático para que os estudantes consigam responder ‘para que’ estão aprendendo a matéria em questão.
Participação da família
A interação com os pais e a rotina diária do aluno também podem contribuir para o aprendizado. Fora da sala de aula, os pais devem ajudar os filhos a utilizarem os conceitos matemáticos. Brincadeiras e jogos que façam a criança interagir em grupo motivam, desafiam e desenvolvem o raciocínio lógico. Com o tempo, elas também podem auxiliar fazendo contas durante as compras no supermercado. Ao sentar com o seu filho para fazer a lição de matemática, lembre-se que, hoje, o ensino da disciplina parte do ponto de vista do aluno. Assim, você conseguirá contribuir para o aprendizado do seu filho de forma mais efetiva.
Fonte: http://ensinopositivo.com