fbpx

Como o Alfabeto está trabalhando na pandemia?

5 aplicativos de atividades e brincadeiras para as crianças
julho 16, 2020
Alfabetização Infantil: atividades para aprender brincando!
setembro 8, 2020

A pandemia do Coronavírus causou diversas mudanças na rotina de todos, sobretudo   no que diz respeito ao ambiente escolar. As aulas presenciais foram suspensas, por isso professores, pais e as crianças tiveram que se adequar a uma nova realidade. Diante desse cenário, o Centro Educacional Alfabeto tomou prontamente uma série de medidas para facilitar ao máximo a experiência de todos os envolvidos.

Reunimos nesta publicação as principais ações adotadas no período de isolamento social, além de adequações que serão feitas para o retorno das aulas. Cada detalhe foi pensado de forma a garantir a continuidade da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos, bem como o suporte e a segurança adequada para as crianças, pais e professores.

Medidas adotadas pelo Centro Educacional Alfabeto na pandemia:

Desde que as aulas presenciais foram suspensas, o Alfabeto buscou rapidamente adaptar-se a essa nova realidade para prosseguir com a nossa proposta de ensino. Buscamos também maneiras de envolver toda a família no processo de aprendizado, intensificando e ampliando os canais de comunicação de maneira a nos mantermos próximos e interativos.

Para que isso fosse possível, o cronograma escolar de 2020 foi adaptado ao ambiente virtual com o auxílio da tecnologia. As aulas, por exemplo, seguem acontecendo regularmente com os professores através de vídeo chamadas e ficam disponíveis em uma plataforma digital, para caso os pais e/ou as crianças precisem rever posteriormente.

No Ensino Fundamental, as aulas online são realizadas diariamente contemplando a carga horária de todas as disciplinas e no Ensino Infantil foi estabelecido um cronograma de acordo com as necessidades de cada faixa etária, assim todo mundo pode participar — inclusive as crianças menores. Além disso, para potencializar o aproveitamento das crianças, também tomamos outras medidas, tais como:

  • Disponibilização de roteiro de estudos em ambiente virtual;
  • Entrega de kits de materiais e atividades impressas para as crianças;
  • Conteúdos exclusivos publicados nas nossas redes sociais;
  • Acompanhamento diário dos professores, coordenação e direção através de grupos com os pais.

Vários projetos foram adaptados e desenvolvidos diariamente com as crianças, fortalecendo o vínculo com a escola e dando continuidade a uma rotina de aprendizado significativo. A título de exemplo, podemos citar a tradicional festa junina que aconteceu por meio de uma videoconferência, com direito a roupa típica e gincanas. 

Adequações no espaço físico da escola para o período pós-pandemia:

Enquanto ainda não há uma data definida para a retomada das aulas presenciais, o Centro Educacional Alfabeto já está estudando as medidas que serão necessárias para um retorno seguro das crianças e isso inclui seguir criteriosamente o protocolo de segurança pré-definido pelas autoridades.

Já investimos em itens de segurança essenciais para a prevenção do Coronavírus, tais como:

  • Recipientes e totens com álcool em gel em pontos estratégicos;
  • Aquisição de novos termômetros para aferição de temperaturas na chegada dos alunos;
  • Tapetes sanitizantes nos pontos de acesso da escola;
  • Demarcação das salas de aula obedecendo o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras e mesas.

Outras ações de cunho educativo e preventivo deverão ser adotadas no dia a dia escolar, reforçando os hábitos pessoais de higiene, a higienização dos espaços e equipamentos da escola, além da reorganização da rotina dos alunos

Já começamos este planejamento com antecedência, pois todos os detalhes devem ser preparados com muito critério e cuidado. Afinal, temos que garantir a segurança dos alunos, professores e também dos seus familiares! Enquanto isso, trabalhamos com afinco para darmos prosseguimento ao nosso projeto pedagógico, contando agora com o auxílio da tecnologia e sempre com a dedicação da nossa equipe pedagógica e a parceria das famílias.