fbpx

Como apresentar a leitura às crianças de todas as idades

A importância do ensino bilíngue para as crianças
dezembro 13, 2019
Como desenvolver a autonomia nas crianças
fevereiro 7, 2020

É comum que toda criança passe por uma fase em que não goste da leitura. Geralmente isso acontece pois os livros que foram apresentados a elas são muito extensos ou o tema não gera nenhum interesse por não ser compatível com a sua idade. Os pais têm um papel fundamental na mudança deste quadro. 

O que ler? 

Assim como os adultos, as crianças serão diferentes entre si, cada uma será atraída por um gênero de acordo com a sua faixa etária. Hoje, existem livros destinados para cada fase da vida do seu filho. Ainda na primeira infância, quando o seu bebê está na fase das descobertas, você pode apresentá-lo um livro apenas com figuras, e explique para ele, ensine, tire um tempo para mostrá-lo o livro com calma e aos poucos ele poderá se interessar. Assim, quando ele for crescendo você poderá ir atualizando os livros e mantendo o interesse na leitura. 

À medida que as crianças vão crescendo, o leque de possibilidade se abre. Ela necessita de uma leitura que desperte a sua criatividade, nesse caso, você pode apresentá-los revistas em quadrinhos, livros de aventura, ficção científica e mitologia.  

O incentivo deve partir dos pais

O incentivo para leitura não nasce sozinho, deve partir dos pais. Incentive os seus filhos que a leitura é importante para o seu desenvolvimento e apresentar o lado mais divertido da literatura.

A tecnologia pode ser um fator complicador, mas você pode usar isso ao seu favor. Estipule horário para leitura e para o uso do celular e computador como recompensa pelo período da leitura. Aos poucos, o processo de leitura irá se tornar mais fluido e natural para o seu filho.

Venha fazer uma visita à nossa escola e veja como os nossos professores trabalham a leitura com as nossas crianças. Vamos adorar apresentar nossos projetos e nossa biblioteca pra você!

Matrículas Abertas