Brincadeira de fantoche: uma maneira de divertir e ensinar a criança

Os fantoches são ferramentas para criar brincadeiras simples e divertidas, mas que são excelentes para o desenvolvimento infantil.

No blog de hoje preparamos um texto especial sobre a brincadeira de fantoche. Descubra como divertir e ensinar os pequenos com esse brinquedo clássico!

Benefícios da brincadeira de fantoche

Criatividade

Sabemos que a contação de histórias contribui para a imaginação, e é justamente por isso que a brincadeira de fantoche é muito rica para o desenvolvimento da criatividade! 

Com esse tipo de atividade a criança vai ser estimulada a desenvolver personagens, cenários e narrativas.

Concentração

A narrativa prende a atenção da criança, uma vez que é preciso foco para entender o que está acontecendo na história. Sendo assim, os fantoches aumentam a capacidade de concentração da criança.

Ensina valores

As histórias vão ativar emoções no pequeno – alegria, medo, tristeza e outros -, através disso a criança pode tomar suas próprias decisões e se posicionar com o que está acontecendo na narrativa. 

Isso faz com que desenvolva inteligência emocional e construa valores para toda a vida.

Ideias para incluir o brinquedo na rotina

Recrie as histórias dos livros infantis

Você pode fazer uso de histórias clássicas, como Os Três Porquinhos ou Chapeuzinho Vermelho, mas também pode aproveitar livros mais modernos que a criança gosta, como uma história em quadrinhos.

Canções

É também muito legal utilizar esse espaço para introduzir músicas infantis. Os bonecos podem cantar em conjunto com vocês e é sempre legal ter o auxílio de um instrumento acústico.

Isso faz com que a criança participe e se divirta.

Histórias interativas

Outra forma interessante de utilizar os fantoches é através da brincadeira interativa.

Busque contar a história em conjunto, envolvendo a criança com a história que está sendo contada.

Gostou do nosso conteúdo? Siga o Centro Educacional Alfabeto para receber mais dicas de atividades para fazer com o pequeno e muito mais!

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest