fbpx

Artes na Educação Infantil e anos iniciais: entenda o seu papel no ensino!

Ensino Fundamental 1 entenda o que é e conheça o CE Alfabeto
Ensino Fundamental 1: entenda o que é e conheça o CE Alfabeto
outubro 27, 2021
Beneficios do uso da tecnologia no ensino básico Alfabeto
Tecnologia na Educação Básica: entenda os benefícios!
dezembro 16, 2021

As artes na educação infantil iniciam as habilidades e concepções básicas de uma criança! Ela tem a função de trabalhar o ser humano integralmente. Com seu papel aplicado de forma assertiva no ensino, é capaz de explorar materiais que estimulam o aprendizado e a inteligência – não somente intelectual, como também emocional e social!

Quer entender mais sobre essa importância? Acompanhe o texto até o final!

Mas afinal, por que trabalhar a arte na Educação Infantil?

A necessidade do homem em manifestar os seus sentimentos, pensamentos e valores está além da comunicação verbal. É algo que remete à pré-história, em que o ser humano se expressava através de desenhos, transmitindo conhecimento e sua visão sobre o mundo.

Incrível, não é mesmo?

Na Educação Infantil, essas origens são congruentes com as necessidades da criança que está em desenvolvimento. Devido a evolução dos materiais em sala de aula, por meio da arte, existem estímulos fundamentais e adequados para aplicar de forma didática, natural e divertida no ensino.

Além do mais, elas são essenciais para iniciar a formação cultural, no que envolve o campo de experiência com traços, sons, cores e formas, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Isso traz muitos benefícios, como:

Expressão de emoções, sensações e sentidos

O contato da criança com as atividades exploradas com arte na educação infantil faz com que ela passe a criar os seus próprios mecanismos pessoais, desenvolvendo as suas ações para demonstrar o que sente e deseja.

Essas ações estão relacionadas às atitudes, como um choro ou um sorriso que pode indicar sentimentos de alegria ou tristeza. Segundo o “Caderno de Formação” desenvolvido por alunos do curso de pedagogia da UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, “O desenho é a manifestação de uma necessidade vital da criança: agir sobre o mundo que a cerca; intercambiar, comunicar”.

Ou seja, o desenho feito pela própria criança também é uma forma de passar a mensagem das suas emoções, sensações e sentidos sobre a realidade de acontecimentos diários de sua rotina.

Desenvolvendo a Criatividade

Além das vantagens sobre a comunicação não-verbal, a arte na educação infantil desperta um grande inside para a criatividade, no qual, faz com que a criança treine o seu cognitivo para “pensar fora da caixa”.

Com um planejamento de ensino, os professores devem contribuir para estimular o senso criativo. Inserindo atividades que utilizem o uso de diferentes materiais e cores, para experimentar, destruir e reconstruir formas, mudando conceitos e explorando a imaginação que aguça o talento dos pequenos.

E para que a criatividade se torne familiar para a criança, é importante que as habilidades sejam feitas na escola e também em casa, por isso os famosos “para casa”.

Desenvolvimento da Linguagem Corporal

A linguagem corporal está associada às expressões e sensações conforme falamos no início do texto. A arte na educação infantil proporciona a liberdade de expressão por meio dos movimentos do corpo.

Nisso, podemos citar algumas atividades que são aplicadas durante o ensino fundamental, como fruto do período infantil, que envolve diferentes modalidades: artes visuais, dança, teatro e música. Essas atividades evidenciam uma perspectiva artística, com trabalhos que valorizam a história, a cultura e os costumes da sociedade!

Estimula a escrita e a coordenação motora

Antes da escrita, as crianças demonstram suas impressões por meio dos rabiscos e com movimentos de vai e vem dos desenhos. Materiais como lápis de cor, giz de cera, tintas e pincéis estimulam os movimentos de coordenação motora, que é a base principal para a segurança na alfabetização.

Clareza sobre o mundo e a si mesmo

O aprendizado vai além do ensino escolar, trazendo para a vida características próprias do perfil da criança, onde suas expressões falam ainda mais sobre a sua personalidade, com autonomia e proatividade em sua comunicação.

Como vimos, a Arte tem um papel essencial no desenvolvimento das crianças e está presente na Educação Infantil em diversos momentos.

No Centro Educacional Alfabeto não é diferente, além de termos um espaço adequado e educadores especializados, nós produzimos um calendário letivo com muitas atividades essenciais para trabalhar etapas importantes como essa!

Gostou? Conheça a nossa escola! Nós estamos há 10 anos educando com amor e carinho!

Matrículas Abertas