fbpx

O que fazer para aproximar família e escola?

Lei Lucas: o Centro Educacional ALFABETO já está treinado!
julho 10, 2019
Atividades lúdicas devem ser incentivadas na escola?
outubro 4, 2019

Uma relação saudável entre família e escola sempre foi (e continuará sendo!) super importante para a educação de toda criança. Isso porque uma forte parceria entre as duas consegue resolver qualquer problema de comportamento, ajudando o aluno a ganhar mais autonomia, a estar mais presente em sala de aula e a se tornar um ser humano cada vez mais responsável!

 

O Centro Educacional Alfabeto sabe que o que a família mais quer é ver os seus pequenos crescendo com maturidade e confiantes em suas próprias capacidades. Por isso, separamos algumas práticas muito interessantes para aproximar família e escola:

Como a Escola pode contribuir para esse relacionamento:

  • Antes de tudo, a Escola deve estar sempre de portas abertas para a Família! É indispensável que ela sempre esteja pronta para receber os responsáveis com prazer. A ideia é não só agendar reuniões com a família para discutir o comportamento e os resultados da criança, mas também convidá-los para as diversas atividades que a Escola tem a oferecer. Seja para apresentações artísticas e festivais esportivos, seja para festas e celebrações, a Família tem de se sentir sempre bem à vontade!
  • É necessário que a Escola dê liberdade também a seus alunos e alunas para se expressarem se tiverem vontade. A comunidade escolar deve abraçar as opiniões e o jeito de pensar de cada uma das crianças!
  • A Escola precisa estar sempre atualizando seus professores, administradores e quaisquer outros funcionários, para que eles continuem oferecendo serviços de qualidade tanto para as crianças como para a Família.
  • Por fim, é importante que a Escola cumpra com aquele projeto pedagógico que ela havia mostrado à Família, provando ser uma instituição responsável e coerente com o trabalho dela.

 

Como a Família pode contribuir para esse relacionamento:

  • Os responsáveis precisam estar frequentemente conversando com a criança sobre o conteúdo que ela está aprendendo na Escola. Manter esse diálogo com o(a) estudante permite à Família conhecer o trabalho que está sendo feito e também saber o que a criança está vivenciando no seu dia a dia.
  • É necessário que a Família respeite as regras da Escola e ensine à criança também a ter esse tipo de consciência acerca de suas responsabilidades.
  • A Família precisa valorizar sempre que a Escola estabelecer qualquer tipo de contato. Como dissemos anteriormente, as reuniões de pais e mestres, as apresentações artísticas, os festivais esportivos, as celebrações, etc. são muito importantes para o crescimento dessa parceria.

 

O ideal é que essas contribuições, que família e escola podem oferecer, sejam consideradas prioridades durante todo o período letivo. Assim, cria-se um ambiente saudável e uma parceria forte entre ambos. Sempre em vista uma ótima formação educacional da criança!

Matrículas Abertas