fbpx

Alfabetização Infantil: atividades para aprender brincando!

Como o Alfabeto está trabalhando na pandemia?
agosto 27, 2020
Mês das crianças: 8 livros infantis que toda criança deveria ler!
outubro 23, 2020

As crianças iniciam o seu processo de alfabetização na primeira infância, ou seja, até os 5 anos de idade. Nessa etapa do seu desenvolvimento, elas usam como principal fonte de aprendizado brincadeiras lúdicas que estimulam a sua criatividade e diversas habilidades. Por esse motivo, é fundamental criar um espaço em que elas possam aprender brincando.

No Centro Educacional Alfabeto as atividades são desenvolvidas conforme as necessidades de cada faixa etária e explorando a ludicidade, assim as crianças podem aprender brincando. Esse é um dos pilares da alfabetização infantil, pois, é a melhor maneira de despertar o interesse e criatividade das crianças. 

A importância da alfabetização infantil para as crianças:

A alfabetização infantil é uma das fases mais importantes no crescimento das crianças, pois, nesse momento são trabalhados os pilares da sua aprendizagem. Já que é nessa etapa que elas entram em contato pela primeira vez com a linguagem nas suas diferentes formas — escrita, lida e cantada. Experiências irão influenciar em pontos distintos, tais como:

  • o desenvolvimento da fala; 
  • o repertório linguístico; 
  • as habilidades de leitura e escrita.

Esse processo de aprendizagem tem uma base didática composta por atividades lúdicas, pois, assim como citamos anteriormente, as crianças conseguem e devem aprender brincando. 

Na educação infantil, conforme descrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), também são trabalhados aspectos físicos, psicológico e sociais. Logo, pode-se afirmar que a alfabetização infantil é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento das crianças.

O papel da família no processo de alfabetização:

A família possui um papel estratégico no processo de alfabetização das crianças, pois dão continuidade ao trabalho desenvolvido no ambiente escolar. Além de incentivá-las a participarem das atividades, os pais conseguem despertar o interesse dos filhos através de exemplos cotidianos.

Especialistas afirmam que, ao longo da sua infância, os filhos tentam ao máximo espelhar-se nos seus pais. Por esse motivo, eles observam atentamente o comportamento dos adultos e absorvem os hábitos mais relevantes, assim conseguem reproduzi-los posteriormente. 

O indicado é inserir nos momentos de lazer em família, atividades educativas e outros hábitos que contribuam para o seu desenvolvimento. Assim as crianças podem absorver exemplos positivos e aprender brincando, além de associar aprendizado com diversão!

Dicas de atividades para aprender brincando:

Separamos algumas atividades em família que irão ajudar o seu filho (a) a descobrir o mundo e aprender brincando, veja só:

  • Momento de contação de histórias:

Deixe que o seu filho escolha o livro e reserve um momento do dia para que vocês possam ler juntos. Aproveite a experiência para apresentar os elementos da história, como personagens, outras figuras e as letras do alfabeto. Para crianças que estão aprendendo a ler, a dica é pedir para que eles leiam em voz alta alguns trechos — mas sempre respeitando as suas limitações.

  • Monte um quebra cabeça em família:

Invista em um quebra cabeça para que todos da família possam montar juntos, pois será uma experiência desafiadora para todos. Juntos vocês irão desenvolver diversas habilidades, como ao pensamento lógico e, principalmente, a paciência.

  • Colorir desenhos educativos:

O desenho é uma ótima maneira de estimular a criança, então reserve um momento do dia para que ela desenhe ou colora livremente. Para deixar a atividade mais divertida tente colorir ou pintar com ela, assim será mais uma lembrança em família para vocês. 

Você já compreendeu a importância da alfabetização infantil e, principalmente, o papel da família nesse processo? Então é hora de colocar as dicas que citamos anteriormente em prática! Lembre-se de compartilhar esta publicação nas suas redes sociais, assim outros pais terão acesso a este conteúdo.

Matrículas Abertas