fbpx

A importância das fábulas para o desenvolvimento das crianças

Gamificação na educação básica: saiba sua atual importância
fevereiro 18, 2021
Atividades e brincadeiras que ajudam a estimular a alfabetização das crianças
abril 30, 2021

A fábula é um gênero narrativo do século V (a.c) que desenvolveu a literatura infantil, surgiu por meio da oralidade, ou seja, pelas histórias contadas, e permanecem totalmente vivas até hoje, afinal, quem nunca ouviu uma história antes de dormir quando criança?

Essa narrativa é fundamental para desenvolver e aprimorar os sentidos infantis, tanto pelas suas características como, por exemplo, os princípios morais criados por meio de alegorias que fazem a criança entender de forma simples e efetiva alguns dos nossos entendimentos do mundo, quanto por apurar a imaginação.

Por isso, continue lendo o texto para saber como esse desenvolvimento acontece e quais são seus benefícios, e também conhecer fábulas interessantes para ler para seu filho ou para seus alunos!

Por que as Fábulas são importantes?

Características das Fábulas

As fábulas infantis possuem uma estrutura que possibilita o desenvolvimento da criança e a ajuda a passar pelas fases de seu crescimento.

Primeiramente, essa narrativa é curta, possui uma história simples e divertida, envolvendo personagens que podem ser pessoas, animais, elementos da natureza, e muito mais. Esses personagens são entrelaçados durante o enredo e trocam experiências importantes.

No fim, essas experiências geram reflexões, um ensinamento, uma moral. Isso, de forma didática, criativa e interessante aos olhos de uma criança, feitas para encantar e entreter.

Lembre-se da história da Cigarra e a Formiga, que no final mostrava que enquanto a cigarra só se divertia, a formiga trabalhava. Logo, a formiga se preparou para o inverno e teve o que comer, enquanto a cigarra passou fome. Percebe o poder dessa reflexão nas concepções que se formam durante a infância?

O Desenvolvimento do imaginário infantil

Quando consideramos que nossa identidade é construída a partir das histórias, culturas, lendas e costumes, percebemos o quanto as características das fábulas são importantes para essa identidade. Nesse sentido, o imaginário infantil vai se aperfeiçoando e amadurecendo a cada leitura. 

Apesar de ter surgido na forma oral, ao longo do tempo as fábulas se tornaram escritas e ilustradas, um recurso muito importante para despertar ainda mais a imaginação e criatividade das crianças. As cores, as formas, os desenhos divertidos junto da leitura criam um universo criativo e cheio de aprendizagens.

Os benefícios do desenvolvimento do imaginário infantil

O incentivo à criatividade, aqui já mencionado, é só o começo. Sendo nesse processo que a criança forma suas hipóteses, ideias, crenças e habilidades, listamos alguns dos muitos benefícios da leitura na infância:

  • Desenvolvimento da linguagem: a criança desenvolve melhor a habilidade de comunicação, leitura e fala;
  • Estímulo da curiosidade: com a imaginação, surge o interesse, a formulação de ideias e perguntas, o que é extremamente importante, principalmente para o ambiente escolar;
  • Desenvoltura nas relações sociais: nessa etapa, as crianças estão se desenvolvendo intelectual e psicologicamente e formando seu entendimento interpessoal. As fábulas  facilitam esse processo, uma vez que abordam questões importantes para a formação do ser humano.  

Indicações de leitura: Fábulas que as crianças precisam conhecer

  • O burro e a cobra: ensina que devemos saber o real valor das coisas, a importância que elas tem em nossa vida, para não as descartamos a troco de nada;

Essas leituras facilitam o desenvolvimento infantil, por isso a educação dada às crianças nos Centros Educacionais é primordial. Conheça o nosso trabalho e entenda mais sobre o ambiente escolar seguro, criativo, e afetuoso que desenvolvemos.

Matrículas Abertas