fbpx

A importância da literatura infantil na educação

Maternal Alfabeto
Maternal: conheça os benefícios e se essa é a idade certa para inserir o seu pequeno(a) na escola!
março 31, 2022
Família e escola: uma conexão importante para a aprendizagem!
Família e escola: uma conexão importante para a aprendizagem!
junho 24, 2022

A Literatura é uma manifestação artística de linguagem e tem como objetivo comunicar algo por meio de palavras. Mas não é só isso, esse comunicado é feito esteticamente, ou seja, é sensível, belo e envolvente. É uma expressão estética.

A Literatura Infantil, portanto, também compartilha do mesmo objetivo, no entanto, é claro, voltado para as crianças. 

Essa forma de arte possui diversos gêneros, no que diz o espectro da Literatura Infantil estão, por exemplo, as fábulas, contos de fadas, mitos, lendas, trava-línguas e poemas infantis. 

Por que a Literatura Infantil é importante?

Primeiramente, a Literatura, de modo geral, tem um papel essencial no entendimento do ser humano enquanto sujeito e cidadão. Fazendo uso da literatura o ser humano compreende a si mesmo e as dinâmicas sociais. 

Dessa forma, a Literatura infantil é uma porta de entrada para esse entendimento, e também para a continuidade da criança no mundo literário. Essa expressão estética constrói memórias, histórias e saberes que contribuem para a construção dos valores humanos desde a infância. 

E como estimular a literatura na infância?

O primeiro contato da criança com a literatura deve ser bem cedo, por meio da intermediação de adultos, uma vez que elas ainda não sabem ler. 

No entanto, mesmo que os pequenos literatos sejam narrados por um adulto, é fundamental que as crianças tenham um contato físico com os livros, contos e fábulas. Isso porque tocar, folhear e observar esses produtos as aproximam ainda mais do universo literário. 

Além disso, é fundamental respeitar a faixa etária da criança. Por exemplo, existem livros escritos e ilustrados especialmente para crianças entre 0 e 2 anos, assim como para crianças de 2 a 4 anos. Inverter isso faz com que as crianças não aproveitem tão bem esses literatos. 

Sarau do CE Alfabeto

Matrículas Abertas