fbpx

10 dicas para incentivar o hábito de leitura nas crianças

Competências Socioemocionais: Como desenvolver o ensino a distância na educação infantil
novembro 18, 2020
O CE Alfabeto já está preparado para a volta às aulas presenciais!
janeiro 22, 2021

Um dos grandes marcos da infância é quando uma criança aprende a ler. Isso porque a partir daí elas começam a ter acesso a um novo mundo de informações. Não estranhe se elas quiserem ler tudo o que encontram. Porém, para realmente criar um hábito de leitura nas crianças pode ser necessário o estímulo dos adultos que estão à sua volta, sejam pais ou professores.

A leitura é muito importante em toda a vida e na infância ela tem um papel muito importante. Além de estimular a criatividade e a imaginação, ajuda na aprendizagem e amplia o vocabulário infantil. Pensando nesse assunto, preparamos uma lista com 10 dicas para incentivar o hábito da leitura nas crianças, da educação infantil ao ensino fundamental.

Possibilite o contato com os livros

É importante que a criança tenha contato com livros desde cedo, mesmo antes de começar a ler. Por isso, é fundamental que esse contato seja possibilitado em casa, no dia a dia. Assim os pequenos começam a se familiarizar com os livros e a gostar de manuseá-los. Para isso, existem livros de plástico, outros materiais maleáveis e coloridos, próprios para crianças pequenas. Também é importante que os livros infantis fiquem em locais de fácil acesso. No ambiente escolar esse estímulo é fornecido diariamente, daí a importância da criança frequentar a escola já na idade da creche ou pré-escolar, Outra dica é levar os pequenos a bibliotecas e feiras de livros.

Ensine pelo exemplo

Crianças aprendem muito pelo exemplo, por isso é importante que pais e professores demonstrem o gosto e tenham rotina de leitura. Assim, é provável que a criança também desenvolva esse hábito.

Comece com livros com muitas imagens

Quando uma criança está aprendendo a ler, ela pode se cansar facilmente durante a leitura. Portanto, nessa fase, o ideal é oferecer livros com muitas gravuras e menos textos. As ilustrações irão chamar a atenção e manter os pequenos mais interessados. Aos poucos, vá mudando os livros para exemplares que contenham cada vez mais textos.

Leia junto com a criança

Durante o processo de aprendizagem da leitura, as crianças querem ler tudo que encontram. E sim, vale a pena estimular a leitura de tudo que faz parte do seu universo, como propagandas, placas, panfletos, outdoors, entre outros. Isso vai ajudá-las a entender melhor o mundo ao seu redor. E nada melhor do que ler junto com a criança, para incentivá-la. Isso vai fazer com que ela desenvolva sua habilidade e também a criar gosto pela atividade.

Procure respeitar os interesses da criança

Quando conhecemos os interesses da criança, fica mais fácil sugerir materiais de leitura que irão despertar sua atenção. Além disso, praticar com livros que ela já gosta pode estimular o prazer na atividade e fazer com que a própria criança passe a propor o momento de leitura.

Proporcione conversas

Além de ler e incentivar que a criança pratique, é importante que você converse a respeito da história. Faça perguntas sobre o que vocês leram, se ela mudaria algo na história, se gostaria de ser algum dos personagens, etc. Essa prática, além de incentivar a imaginação, gera um maior envolvimento com a história e o hábito de leitura.

Incentive trocas

Uma dica interessante é estimular a troca de livros entre a criança e seus amigos à medida que ela vai crescendo. Dessa forma, terá acesso a uma variedade maior de títulos e ainda interage com os colegas. Outra boa ideia é incentivá-la a criar as próprias histórias e os próprios livros, montar clubes de leituras e de trocas.

Leia histórias na hora de dormir

Estímulos recebidos na escola, são essenciais para que as crianças desenvolvam o hábito de leitura, porém a atitude dos pais também é essencial. Mostrar que a leitura está presente naturalmente no dia a dia é fundamental. Uma boa forma de fazer isso é ler histórias na hora de dormir. Outra boa prática, é ler o mesmo livro que a criança está lendo sozinha e conversar a respeito dele.

Utilize diferentes formatos

Disponibilize para a criança, diferentes formas de leitura, livros, revistas em quadrinho, etc. Que tal preparar um prato e pedir à criança para ler a receita enquanto cozinha?

Faça da tecnologia uma aliada

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia pode sim ser uma aliada no incentivo à leitura para crianças. Cada vez mais os pequenos têm familiaridade com os dispositivos tecnológicos e inseri-los no processo de leitura ajuda a deixá-los interessados. Também existem aplicativos específicos que reforçam esse hábito.

Nossas dicas foram úteis para você? Então acompanhe nossas informações através do Blog do Centro Educacional Alfabeto.

Matrículas Abertas